26 junho 2010

Guia Politicamente Incorreto Para Se Usar Na Universidade

De acordo com o ensinamento zen-budista, transformado em ditado chinês, passado de geração para geração, publicado no livro O Segredo e transmitido até você pela sua avó, todo estudante deve fazer o necessário para ser aprovado em suas devidas instituições de ensino; o famoso "quem não cola não sai da escola". Neste post contarei as nossas táticas, legais ou politicamente incorretas, para passar até nas materias mais difíceis da faculdade. Para quem irá entrar em alguma Universidade que exige um pouco mais dos alunos (públicas geralmente) serão dicas muito úteis. Não são colas, são dicas mesmo, mas prefiro falar em táticas ou estratégias, pois são artimanhas desenvolvidas por gerações de estudantes para um objetivo: sair da Universidade. Quem acha que é dificil entrar é porque não sabe como é dificil sair


Tática nº 1. Primeiro você deve buscar informações sobre como o professor da matéria em questão aplica as provas, quais os conteúdos que costuma pedir, o grau de dificuldade, se pede só o que explica verbalmente ou o que passa na lousa, etc.. Essa informação é facilmente conseguida com alguns veteranos. Essa simples busca de informações já ajuda você a economizar muito tempo que usaria estudando coisas inúteis. Mas sempre faça uma média das opiniões dos veteranos, que as vezes pode ser divergentes.

Tática nº 2. Depois da primeira tática, usa-se a segunda, que é: não tirar todos os xerox que o professor mandar. Isso porque você NÃO VAI ESTUDAR TODOS. Geralmente são muitos e realmente não há tempo de estudar todos de todas as matérias, é só para gastar dinheiro e ocupar espaço em seu ap apertado! Melhor ainda, pegue os xerox dos veteranos, geralmente os mais chegados dão ou vendem por um preço simbólico. E o bom é que muitas vezes eles vem com anotações, resuminhos, esquemas e grifos... bem úteis!

Tática nº 3. Pegue resumos com seus veteranos, colegas ou faça um com seus amigos. Você pode formar um grupo com seus amigos e dividir a matéria da prova. Cada um faz o resumo da sua parte que foi divida e depois junta-se todos. Assim cada um tira o xerox necessario, e estuda o resumo da matéria toda. Se seus colegas de turma ja fizeram isso tente pegar deles, geralmente conseguimos com os mais chegados, e em outras ocasiões é você que pode ajuda-los...

Tática n° 4. Existe professores que deixam alunos gravarem as aulas. Legalmente é proibido, pelo menos nas Universidades publicas do Paraná. Mas se o professor deixar ta tranquilo. Um mp3 player gravando da mesa do mestre já é ótimo. Quando for estudar para a prova ouça a gravação o maior número de vezes possivel, acompanhando as anotações no caderno. Se um professor não deixa gravar suas aulas, tente descobrir se ele não deixava. Talvez você encontre, com veteranos, aulas gravadas em anos anteriores. Aconteceu isso com meus calouros e então passei as aulas que havíamos gravado. Aprenda tambem a guardar materiais desse tipo, pode ser útil para troca de favores.

Tática nº 5. Tem muita gente que não sabe, mas em todas as Universidades existe provas resolvidas circulando entre os mais espertos. O negócio começa assim: quando os alunos recebem as provas para conferir é facil tirar varias fotos delas. Feito isso, facilmente confecciona-se uma prova resolvida de forma correta e que pode servir para estudar se caso alguem pegar exame. É mais útil ainda para os calouros que terão a matéria pela primeira vez, pois muitas questões são semelhantes e se o professor não souber do esquema geralmente repete questões. 

Tática nº 6. Sempre estude junto com veteranos, eles possuem experiencia na matéria e as provas resolvidas, que passará apenas para os chegados. Ajude-os, eles ajudarão quem ajudar eles. 

Tática nº 7. Quando duas ou mais provas de matérias dificeis são marcadas em datas muito próximas, organize um abaixo-assinado para mudar as datas e encaminhe para o colegiado. Se todos assinarem eles são obrigados a aceitar a requisição. Isso é muito importante pois pior do que uma prova dificil são varias provas dificeis em datas proximas, o que, as vezes, impossibilita até o uso das Táticas. 

Tática nº 8. Estude de forma eficiente e organizada usando todas as táticas possiveis para cada matéria. Isso te dará tempo para fazer muitas coisas na faculdade além de estudar. Nunca esqueça das Táticas. As vezes pela matéria ser facil relaxamos e, assim, ela se torna mais dificil.

E mesmo com as provas resolvidas, os resumos e gravações, a chance de pegar exame ou dependência continua existindo, tamanha a dificuldade de algumas matérias. Não é á toa que existe as Táticas! Elas são frutos de anos de experiencia de várias gerações de estudantes politicamente não tão corretos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o que achou da postagem ou conte-nos algo!