11 maio 2010

Especiação e Amizades


Sabe o que especiação tem a ver com amizades? Primeiro vou explicar o que é especiação (para quem não sabe) e isso já dará uma luz sobre essa idéia.

Especiação é um dos modos de uma espécie dar origem a outras duas (espécies) descendentes. O exemplo mais famoso e mais compreendido é a especiação geográfica, onde uma população de indivíduos da mesma espécie é separada por algum obstáculo como, por exemplo, montanhas, rios, ou qualquer coisa que isole aquela população inicial em duas populações que não se cruzam entre si. Isso faz que, com o passar dos milhões de anos, cada população isolada se diferencie em espécies diferentes.

E o que isso tem a ver com nossos amigos? Se pensarmos bem, a especiação serve de analogia para o que acontece, inevitavelmente e quase sempre, com nossos amigos... É só questão de tempo...

Um dia a separação acontece e o que sobra é a saudade.


Uma boa amizade depende de muitos fatores, como conversas interessantes para os dois lados, brincadeiras do mesmo estilo, mesmos hobbyes, gostos etc. Logicamente que existe amizades que não compartilham de muitas coisas, talvez não possuam quase nada em comum, mas nesses casos com certeza algo muito importante para as duas partes os une... Se não fosse assim é difícil imaginar duas pessoas sendo amigas! "Falo" de amizade verdadeira, não coleguismo.

Agora vamos à nossa analogia. Esses amigos de verdade são como se fossem da mesma espécie, compartilham muitas características. Mas com o tempo as coisas podem mudar. E principalmente se ocorrer uma separação geográfica. E vai ocorrer... Algum dia seu amigo vai estudar longe, começar a namorar, trabalhar (você também, espero), e as coisas irão mudar... É, o mundo é cruel. Quando isso ocorrer, os amigos separados começam a divergir "geneticamente" mudando "fisiológica" e "morfologicamente". Isso é traduzido em muitos gostos, pensamentos, brincadeiras e hobbyes diferentes. Como na especiação, também aqui é diretamente proporcional ao tempo de isolamento.

É por isso que muitas amizades são fortalecidas com a convivência e enfraquecidas com a distância. Mas não sou de todo pessimista. É possível continuar amizades que ora foram boas e longas amizades, mesmo com muito tempo de distanciamento. Mas nesse caso também há algo forte que continua os unindo: as lembranças! Por isso nunca deixe de contar histórias e lembrar do bom e velho (literalmente) passado. Esse blog é um exemplo disso, temos muitas "histórias verídicas" para contar.

Ps: Essa idéia que a separação geográfica influencia na amizade entre pessoas é bem óbvia. Talvez muitas pessoas simplesmente não param para pensar nisso... Mas a analogia com a especiação biológica é muito boa.

Pss: A especiação geográfica entre amigos é apenas uma das situações relacionadas ao relacionamento humano que é possível fazer a analogia com a especiação biológica. Socialmente, quase todos os relacionamentos humanos são influenciados pela separação geográfica, positivo ou negativamente (dependendo do ponto de vista). Mas isso é outra história (ou outras idéias)...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o que achou da postagem ou conte-nos algo!